





Perfil Profissional do Egresso
O graduado em Medicina terá formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, especialmente na Atenção Básica, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo. Será preparado para atuar com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano, tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença.
Objetivos do Curso:
Objetivo Geral:
Formar profissionais éticos e generalistas, com visão humanística, crítica e reflexiva, aptos para o exercício da medicina na Rede de Atenção à Saúde, com ênfase na Atenção Primária/Básica em Saúde e nos serviços de urgência e emergência, atuando nas áreas de Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde; bem como preparar para a participação no desenvolvimento social, além de estimular o desenvolvimento da responsabilidade social, espírito científico, do pensamento reflexivo e da criação cultural.
Objetivos Específicos:
- promover ensino baseado na pedagogia da autonomia e da educação de adultos;
- valorizar a aprendizagem significativa e transformadora;
- estabelecer foco na interatividade;
- possibilitar o contato com a realidade de saúde, socioeconômica e cultural das famílias e comunidades, desde o início do curso;
- articular o desenvolvimento espiralar de conhecimentos, habilidades e atitudes;
- integrar a teoria e a prática;
- integrar os conhecimentos, habilidades e atitudes das ciências básicas, clínicas e humanas;
- desenvolver um currículo nuclear e modular, de forma a garantir o desenvolvimento de competências gerais e específicas;
- possibilitar a construção de um percurso individual de aprendizado, centrado no estudante, por meio da oferta de um currículo que permita flexibilização;
- buscar a interdisciplinaridade como eixo constante de construção e de busca, por parte de docentes e discentes;
- oportunizar a prática interprofissional;
- oportunizar a prática profissional com povos étnicos-racial;
- oportunizar as atividades de pesquisa e extensão;
- praticar a educação permanente, entendendo-a como caminho de construção da prática educativa e da formação contínua ao longo da vida profissional;
- conceber a avaliação como processo, com caráter sobretudo formativo, para o discente, docente e gestores da Instituição.
Concepção do Curso
O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina está adequado à legislação da educação superior e aos atos normativos do MEC e do CNE. A proposta curricular do curso de Medicina é orientada para o desenvolvimento das competências profissionais a serem adquiridas pelos estudantes e centrada na aplicação do conhecimento em contraposição à sua simples aquisição. Sendo assim, assume-se que não pode ser desenvolvida utilizando-se apenas metodologias tradicionais. A aquisição e, principalmente, a aplicação do conhecimento não acontece por meio de pura transmissão de informação, mas por meio da interação com o ambiente, possibilitada pela autonomia que é oferecida ao estudante.
Neste contexto, as metodologias de ensino utilizadas no desenvolvimento das atividades do curso de Medicina do São Lucas JPR permitem a formação de indivíduos ativos no processo de ensino e aprendizagem, utilizando a interdisciplinaridade, inserção oportuna em projetos de responsabilidade social e atividades culturais, possibilitando a formação de sujeitos autônomos e cidadãos.
Corpo Docente
Adanna Débora Brunou Capila
Especialista
http://lattes.cnpq.br/3799481655358407
Adriana Cristina Dutra Capila
Especialista
http://lattes.cnpq.br/2157255148391799
Ailzo Mendes Miranda
Especialista
http://lattes.cnpq.br/4483586535883495
Aline Nayara Garcia Guimaraes
Especialista
http://lattes.cnpq.br/8952041868393538
Carlos Alberto Lacerda Lemos
Especialista
http://lattes.cnpq.br/7627524815459797
Charles Anthony de Barros
Especialista
http://lattes.cnpq.br/6454560323184072
Danielle Medeiros de Moura Figueiredo
Especialista
http://lattes.cnpq.br/1341667073968869
David de Souza Oliveira
Mestre
http://lattes.cnpq.br/5179550785082783
Diego Bruno Brunou Capila
Especialista
http://lattes.cnpq.br/8058974348392413
Francisco Carlos da Silva
Doutor
http://lattes.cnpq.br/9667310688430214
Jerônimo Vieira Dantas Filho
Doutor
http://lattes.cnpq.br/9897986496945784
João Oliveira Thiebaut
Especialista
http://lattes.cnpq.br/8740196880326327
João Paulo Rosa Diniz
Especialista
http://lattes.cnpq.br/2271916337027040
Juliana Rodrigues Santana
Mestre
http://lattes.cnpq.br/9642430089343348
Karen Sampaio Capilla
Especialist
http://lattes.cnpq.br/0597620309416121
Laryssa Galvão
Especialista
http://lattes.cnpq.br/8600166307231506
Letícia Halim de Matos Bittencourt
Especialista
http://lattes.cnpq.br/1976739544060812
Lorraynie Olivera Alves
Especialista
http://lattes.cnpq.br/1287117155036410
Marcos Cristiano Teixeira
Especialista
http://lattes.cnpq.br/7060863144265213
Mariana Maciel Garcia
Mestre
http://lattes.cnpq.br/7719691572818713
Maryela de Oliveira Menacho
Mestre
http://lattes.cnpq.br/2428355892612425
Monika Mensch
Mestre
http://lattes.cnpq.br/0060074568360939
Natalia Malavasi Vallejo
Doutora
http://lattes.cnpq.br/9416054075859582
Nezziany Cezario Silva
Especialista
http://lattes.cnpq.br/5984023172188459
Pamela Cristina Ribeiro Scoralick
Especialista
http://lattes.cnpq.br/5118468984150471
Renata Camila Barros Rodrigues
Especialista
http://lattes.cnpq.br/7963263562983368
Siandra Cordeiro Alves
Especialista
http://lattes.cnpq.br/2989206395176043
Weliton do Nascimento Alexandre
Especialista
https://lattes.cnpq.br/5160790828688592
Wesley Pimenta Candido
Especialista
http://lattes.cnpq.br/3485940293168309
Outros Documentos
Coordenação
Dra. Rosineide Vieira Gois
What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.